Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

sábado, 8 de janeiro de 2011

História Politica-Administrativa de Campestre / AL

O Poder Executivo


O município de Campestre foi criado em 25 de Novembro de 1994, porém sua formação administrativa e instalação só ocorreram em 1° de Janeiro de 1997, após a Eleição municipal, que teve a disputa entre os dois candidatos a Prefeito mais fortes, o Sr. Domingos Barreto da Silva do PSDB-45, o Sr. Gervásio de Oliveira Lins PFL-25, e o Sr. Damião Marcos Fagundes (o menos cotado para vencer este eleição), a disputa foi bastante conturbada, porém o resultado das eleições saiu, e houve um grande alvoroço na cidade, pois o vencedor para o Executivo Municipal foi o Sr. Gervásio de Oliveira Lins, que se tornou o 1º(Primeiro) Prefeito Eleito do Município de Campestre, agora Instalado e institucionalizado com todas as prerrogativas que lhes era de direito. E assim foi a primeira configuração institucional de Campestre:

Poder Executivo–Administração Municipal - Gestão 1997-2000


· Prefeito: Gervásio de Oliveira Lins - (Gervásio)
· Partido Político: PFL
· Vice Prefeita: Jadeilda Maria dos Santos
· Partido Político: PSB
A primeira Gestão Político-Administrativa precisava criar seu corpo, daí surgem as Secretarias Municipais que fizeram parte do primeiro Organograma Administrativo da Prefeitura Municipal de Campestre:
· CHEFE DE GABINETE
· PROCURADORIA MUNICIPAL
· SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
· SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
· SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
· SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL
· SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA

Poder Executivo–Administração Municipal - Gestão 2001-2004


A Segunda eleição do município de Campestre teve como Candidatos ao cargo do Executivo Municipal o atual Prefeito o Sr. Gervásio de Oliveira Lins que partiu para a reeleição, contra o Candidato Luciano Rufino da Silva, que já fora Prefeito do Município de Jundiá assim como o Sr. Gervásio e o Candidato José Amaro da Silva Cruz (popular Pinóquio) (homem que já tinha se candidatado várias vezes para vereador e não conseguiu ser eleito), o resultado da eleição refletiu a atual Administração do Prefeito e a Gestão do Ex-Prefeito de Jundiá o Sr. Luciano Rufino da Silva no qual Campestre era o Distrito, o eleitorado Campestrense votou nos dois candidatos pesando as administrações feitas por eles, à administração de Luciano Rufino em Jundiá e a Administração atual de Gervásio em Campestre, o resultado foi à reeleição do Prefeito Gervásio.
· Prefeito: Gervásio de Oliveira Lins - (Gervásio)
· Partido Político: PMDB-15
· Vice Prefeita: Maria José da Silva
· Partido Político: PMDB-15

O Organograma Municipal Administrativo permaneceu inalterado, dentro da gestão do Prefeito reeleito para o cargo de Executivo Municipal.

Poder Executivo–Administração Municipal - Gestão 2005-2008


A Terceira Eleição municipal para o Cargo Executivo do Município de Campestre começaria com uma nova luta pela cadeira tão desejada do maior cargo existente num município, como o Prefeito Gervásio não poderia mais concorrer, pois já teria sido reeleito anteriormente, agora teria que apresentar o seu sucessor, e, isso o fez apresentou para ser o seu sucessor a Candidatura para o Cargo Executivo o Sr. Amaro Alves da Silva, que concorreu as eleição municipal contra o Sr. Luciano Rufino da silva, na época conhecido como Lúcio Rufino e contra o Sr. Amaro Gilvan de Carvalho, um filho da terra,  desconhecido na Política Campestrense, homem que fez sua carreira política no Município da Água Preta Estado de Pernambuco mais precisamente no distrito da Usina Santa Terezinha, tendo 04(quatro) mandatos consecutivos como o vereador mais votado daquele município, Gilvan Cabeção como era conhecido, retornou a sua cidade de origem e disputou a Eleição, apresentando-se como uma nova opção para o eleitorado, opção esta ainda não assimilada pelo eleitorado. Foi à eleição mais emocionante já ocorrida até então, devido ao placar de votos apertado que separavam os candidatos, eleição esta que teve como vitorioso o Sr. Luciano Rufino da Silva (popular Lúcio meu Povo).
· Prefeito: Luciano Rufino da Silva - (Meu Povo)
· Partido Político: PP-22
· Vice Prefeito: Edvaldo José da Silva
· Partido Político: PT-13

A Organização Político-Administrativa foi reformada através da Lei nº. 01/2005 de 04 de Abril de 2005, tendo recebido a seguinte configuração:

· CHEFE DE GABINETE;
· PROCURADORIA MUNICIPAL;
· SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO;
· SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS;
· SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS;
· SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE;
· SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO;
· SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSSISTÊNCIA SOCIAL;
· SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA;
· SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE;
· SECRETARIA MUNICIPAL DOS TRANSPORTES;
· SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE, TURISMO E LAZER;


Poder Executivo–Administração Municipal - Gestão 2009-2012


A Quarta Eleição municipal para o Cargo Executivo do Município de Campestre começaria com um sabor especial desta vez estavam Candidatos, o atual Prefeito Candidato a reeleição o Sr. Luciano Rufino da Silva. Que ficou popularmente conhecido como Lúcio meu Povo, através da expressão muito utilizada pelo mesmo ao se dirigir aos seus eleitores, ele estava querendo alcançar a façanha que até o presente momento pertence ao Sr. Gervásio (duas eleições vitoriosa para Prefeito consecutivamente), porém a emoção tomou conta desta eleição pois agora estavam concorrendo as três forças políticas existentes no município representadas pelos seus respectivos candidatos, o Sr. Gervásio de Oliveira Lins, considerado mito na história política de Jundiá e Campestre pelas eleições já concorridas/disputadas e ganhas, o homem que já foi vereador no município de Jundiá e que mais detém mandatos como Prefeito colacionando o montante de 03(três) dos quais são: 01 (um) como Prefeito em Jundiá e 02 (dois) como Prefeito em Campestre. O terceiro candidato era o já conhecido o Sr. Amaro Gilvan de Carvalho (popularmente conhecido como Gilvan Cabeção), foi uma disputa acirrada/emocionante com um toque especial, pois a disputa agora toma nova forma, aparecem três forças, coisa que não existia, pois na verdade a eleição só era disputada entre Gervásio X Lúcio, Lúcio X Gervásio, os demais candidatos só entravam para fazer complemento, pois não tinha reduto eleitoral, não tinham a força política que os dois já citados anteriormente, mais agora surge Gilvan Cabeção (derrotado na eleição anterior) uma nova força política que conquistou certo eleitorado na sua primeira disputa ao cargo do Executivo Municipal, e continuava a conquistar novas bases políticas em sua trajetória para esta disputa, apresentando-se  assim como a terceira força política, então começa a disputa entre os caciques da Política Campestrense e terminada a contagem dos votos eis que surge o nome do novo vencedor da Eleição Municipal para o Cargo de Prefeito do Município de Campestre, que foi o Sr. Amaro Gilvan de Carvalho (Gilvan Cabeção). 
· Prefeito: Amaro Gilvan de Carvalho - (Gilvan Cabeção)
· Partido Político: PT do B - 70
· Vice Prefeito: Manasséis Teixeira da Silva
· Partido Político: PV-23
Na nova gestão que se inicio novamente a Organização Político-Administrativa foi reformada através da Lei nº. 44/2009 de 26 de Fevereiro de 2009, tendo recebido a seguinte configuração:
· CHEFE DE GABINETE;
· PROCURADORIA MUNICIPAL;
· SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO;
· SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO;
· SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS;
· SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE;
· SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA;
· SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSSISTÊNCIA SOCIAL;
· SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO;
· SECRETARIA DE ESPORTES;
· SECRETARIA DE TRASNPORTE E TRÂNSITO;
· SECRETARIA DE TURISMO E LAZER;
· SECRETARIA DE CULTURA E VENTOS;
· SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE;
· SECRETARIA DE OBRAS, VIAÇÃO E SERVIÇOS URBANOS.


EDIÇÃO, PESQUISA E REVISÃO DO TEXTO:
Professor: Alex Sandro Ribeiro
Especialista em História do Brasil- FAMASUL/PE
Professora: Sivalda Maria Cardoso da Silva
Especialista em História do Brasil- FAMASUL/PE

0 comentários: